Não importa onde você esteja, sempre haverá alguém que acha que você faz jornalismo, que trabalha na Globo, ou algo relacionado! Realmente é difícil definir o que um publicitário faz, afinal tem momentos que nem nós mesmos queremos assumir que aquele tipo de trabalho é nosso. E é nesse ritmo que esse nerd, publicitário, adepto do sarcasmo, humor negro e metáforas de difícil entendimento que vos escreve tentará falar um pouco do dia a dia dessa profissão. Ao menos o que eu conheço!
domingo, 25 de julho de 2010
Relatos do dia a dia.
Bom, como eu tinha falado antes, nunca tive experiência com web, pelo menos não mais do que sugerir algumas ações na web quando trabalhava no Depto. de Mídia. Agora eu estou recebendo uma enxurrada de informação sobre publicidade na internet, programação, métricas e ferramentas e arquitetura da informação - também conhecido como wireframes -. E dentre estes, o último me chamou muito a atenção, achei ótimo toda essa parte de planejamento da interface do site, organizar a informação mesmo. Saber quantas páginas teremos, o que abordar em cada uma, e por ai vai.
Uma definição mais técnica seria mais ou menos assim: estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entedimento. Na prática, ela se refere à organização da estrutura de um website e seu conteúdo, rotulagem e categorização da informação e o design dos sistemas de navegação e de busca.
E eu não escondo que achava que nem existia isso, achava que o web designer simplesmente organizava as coisas à sua vontade e pronto! Mas saber que existe toda uma técnica encima disso me deixou super curioso para ler a respeito e me parece algo bom de se trabalhar.
Então ai vão alguns links que eu achei na busca sobre " arquitetura da informação ":
Blog Arquitetura da Informação
Post " O valor do rabiscoframe"
Wireframe Showcase
See ya!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário